Nota a respeito do falecimento de István Mészáros


 O MELHOR DE SEU TEMPO.

Nota sobre o falecimento de Mészáros



 Frederico Lambertucci - nota de um discípulo ao seu mestre


É com a maior tristeza e pesar possíveis que escrevo esse texto. Já adianto que não tenho a mínima pretensão de abordar aspectos teóricos da obra de Mészáros, isto fica para a próxima, deixarei um link no final com um texto para quem tiver o interesse de iniciar, de conhecer o pensamento deste intelectual. Como um estudioso e autoproclamado seguidor do pensamento de Mészáros não poderia deixar de escrever. Até agora houve silêncio sobre o falecimento, no dia (1) deste mês, ontem a altura em que escrevo o texto, de István Mészáros. No Brasil apenas o MST soltou uma nota de pesar e alguns orgãos da Venezuela e Cuba. Para quem quiser ver a nota do MST segue o link: http://www.mst.org.br/2017/10/02/mst-lamenta-o-falecimento-de-istvan-meszaros.html

A jornada intelectual de Mészáros se inicia quando este é ainda muito jovem, 17 anos, quando ingressa para ser aluno de Lukács na Hungria, contudo, é notável a curiosidade intelectual de István desde muito jovem. Seu pai faleceu muito cedo e Mészáros trabalhou como operário quando mais jovem para ajudar sua mãe, mesmo nesta época, já lia textos do Lukács, de modo que passou a admirá-lo. Seu ingresso nas fileiras dos revolucionários ocorreu muito cedo, tanto que não há data certa, desde a juventude Mészáros já se pôs ao lado da classe trabalhadora, posição que manteve firmemente durante toda a sua vida.

São 70 anos de dedicação integral, de compromisso com a emancipação humana, Mészáros foi um dos poucos que conseguiu, mesmo passando pelas maiores atribulações, por mudanças radicais no mundo, permanecer fiel ao objetivo e missão histórica do proletariado, a abolição das classes e a emancipação humana e permanecer fiel aos fundamentos teóricos e políticos que incidem geneticamente na obra marxiana. Junto a Lukács e seguindo a trilha deste foi sem dúvida o principal continuador e em grande medida restaurador de Marx.

Não há palavras para agradecer István. Este compreendeu e pôde se pôr acima de sua particularidade e alçar a universalidade do gênero humano mesmo em meio a uma sociedade que se barbariza a passos largos.

Desde a publicação de "A teoria da alienação em Marx" na década de 70 é possível observar a profundidade e genialidade com que Mészáros trabalhava núcleos teóricos marxianos com facilidade e rigor. Sempre retomando Marx com os pés fincados em seu tempo histórico, expressão cara à Mészáros, não apenas repôs o pensamento Marxiano em suas bases, mas pôde ir além. Seu projeto de estudo cobria mais do que seus 70 anos. Já na escrita do "A teoria da alienação em Marx", Mészáros tinha em mente o esboço de pesquisa dos próximos anos, e foram 25 até a finalização de "Para além do Capital: Rumo a uma teoria da transição", em seguida, sem descanso, iniciou os estudos do livro que iria publicar em três volumes pela Boitempo Editorial. O "Para além do Leviatã", que irão cobrir mais quase 25 aos de estudo.

Mészáros faleceu com o espírito aguerrido, enfrentando a mesma doença que Lukács enfrentou no seu tempo, aqui a história não se repetiu como farsa, mas foram duas tragédias das maiores proporções, perdemos, mais que um intelectual, um camarada que dedicou sua vida toda a universalidade do gênero humano.

Mészáros faleceu na (UTI) com falência múltipla dos órgãos na noite de ontem. O que fica, sua genialidade, sua perseverança e esperança na humanidade, mesmo em momentos tão críticos como o que vivemos. Não há dúvidas que o nome de Mészáros entra para a história como uma dos mais valorosos, pois antes de tudo, contribuir para a emancipação humana foi o seu objetivo de toda a vida.
 
Mészáros é um dos poucos que podem ser enquadrados no que dizia Hegel, "Nenhum homem pode estar a frente do seu tempo, mas ele pode ser o melhor de seu tempo", e sem dúvidas István foi, com todas as suas forças e potencialidades, o melhor de seu tempo.  




Acervo Crítico sempre abre espaços para colunas de Opinião para nossos seguidores e leitores. Caso queiram contribuir, entrem em contato conosco!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem